A categoria 18 anos do mais tradicional torneio infanto-juvenil do Brasil, o Banana Bowl, será disputada neste ano em Florianópolis, Santa Catarina. A Confederação Brasileira de Tênis não conseguiu acordo com o Clube de Campo Santa Rita, que mantinha a cidade de São José dos Campos (SP) como sede, porém, recebeu apoio da Federação Catarinense de Tênis e o interesse do governo local para levar o Banana Bowl para o Lagoa Iate Clube (LIC), na capital de Santa Catarina.
Já as categorias 12, 14 e 16 anos continuam sediadas em São Paulo, no Esporte Clube Pinheiros. O torneio acontece entre os dias 16 e 22 de março.
“Infelizmente, não renovamos com São José dos Campos (SP) por culpa do clube. A prefeitura local e os organizadores queriam a permanência do torneio, mas a presidência do Clube de Campo Santa Rita não demonstrou interesse. Em Florianópolis, encontramos apoio local e estrutura necessária, e isso foi fundamental para a escolha. Os tenistas encontrarão uma boa estrutura. Esperamos que o torneio possa crescer ainda mais”, disse Jorge Lacerda, presidente da CBT.
“Era um objetivo antigo da FCT realizar este torneio. O Banana Bowl será muito importante para o desenvolvimento do tênis infanto-juvenil no Estado. Contamos também com uma ótima parceria com o clube-sede (LIC), que tem estrutura muito adequada para a realização deste torneio”, disse Ricardo Pereira, presidente da FCT.
O Brasil não conquista a chave principal do Banana Bowl desde 1991, quando Roberta Burzagli foi campeã no feminino. No masculino, o tabu é ainda maior. O último vencedor foi Eduardo Oncins, em 1981. No ano passado, José Pereira Jr. fez grande campanha, mas parou nas semifinais diante do sérvio Filip Krajinovic.