Novak Djokovic já esteve algumas vezes a uma vitória de se tornar número 2 do mundo, mas não conseguiu alcançar o posto. Desta vez, ele terá nova oportunidade de chegar a este ranking e, para isso, terá que superar o finlandês Jarkko Nieminen pela semifinal do ATP de Sydney. Hoje, pelas quartas, ele salvou 14 break points, antes de passar pelo croata Mario Ancic, por 6/3 e 6/4.
No jogo de hoje, Ancic esteve sempre mais próximo da quebra. No primeiro set, o croata converteu apenas uma chance, de um total de 10. Djokovic, por sua vez, teve duas oportunidades e aproveitou ambas, para fazer 6 a 3 e sair na frente.
No segundo set, Ancic teve cinco oportunidades logo no início e não aproveitou. Djokovic quebrou na sequência e, a partir daí, mostrou tranquilidade para controlar os seus games e administrar a vantagem, fechando por 6 a 4.
A partida diante de Nieminen será a terceira entre eles. Nas duas anteriores, Djokovic levou a melhor. A última ocorreu no Masters Series de Hamburgo, em 2007. O jogo ocorre por volta das 1h30, horário de Brasília, e o Tênis News transmite ao vivo, ponto a ponto.