O brasileiro Thiago Alves levou a melhor no clássico nacional diante de Rogério Dutra Silva na primeira rodada do challenger de Salinas (Equador), torneio que distribui US$ 35 mil em prêmios, oferece hospedagem e é jogado sobre quadras rápidas.
O número três do Brasil e 125o. do mundo marcou 6/3 6/4 diante do 234o. em partida que começou atrasada por conta da chuva.
Cabeça-de-chave número dois do torneio, Alves aguarda por adversário que sai do jogo entre o brasileiro André Miele e o argentino Carlos Berlocq, o mesmo que Thiago bateu na final do Aberto de São Paulo no ano passado.
Outro brasileiro que entrou em quadra nesta segunda-feira não se deu bem. Ricardo Hocevar, número 168 do mundo, caiu diante do experiente americano Michael Russell, tenista que teve match-point contra Gustavo Kuerten nas oitavas de final de Roland Garros em 2001, ano do tricampeonato do brasileiro. Russell marcou 3/6 6/3 6/2 sobre o paulista.
Outra baixa brasileira foi Caio Zampieri, número 265 do mundo, que sucumbiu diante do experiente paraguaio Ramon Delgado, 276º, por dois sets a zero, parciais de 6/4 6/2.