As semifinais do ATP de Doha (Qatar) fizeram com que Roger Federer escapasse um pouquinho no segundo lugar do ranking de entradas que mantem desde agosto, época em que perdeu a liderança para Rafael Nadal.
O suíço somou 90 pontos e ampliou para 110 sua vantagem para o sérvio Novak Djokovic que decepcionou e perdeu na estréia de Brisbane.
Como o tenista de Belgrado ganhou convite para o ATP de Sydney disputado nessa semana, poderá ultrapassar o tenista da Basiléia caso alcance no mínimo a final de competição que dá 250 pontos ao vencedor.
No topo do ranking garantido até março está Rafael Nadal que não manteve seus 13160 pontos. O tenista de Manacor, que caiu nas quartas de Doha, perdeu apenas 90 pontos de vantagem para Federer e sustenta mais de 2,4 mil de vantagtem.
O quarto lugar permanece com o britânico Andy Murray que tem 7190, uma diferença considerável de 3,4 mil pontos para Djokovic. O britânico porém foi o bicampeão no Qatar e vem em ótima fase.
No top 10 a única mudança de posições ficou por conta do francês Jo Wilfried Tsonga. Quadrifinalista em Brisbane, ele somou 45 pontos e ultrapassou seu compatriota Gilles Simon, reassumindo a sexta posição.