O brasileiro Ricardo Mello, número 195 do ranking, conquistou na tarde deste domingo o bicampeonato do Aberto de São Paulo, torneio challenger que distribui US$ 100 mil em prêmios e oferece hospedagem aos tenistas. Na final, o campeão de 2005 bateu o chileno Paul Capdeville, 106o. do mundo e terceiro cabeça-de-chave, por 6/2 6/4.
O campineiro mostrou um nível superior ao adversário na primeira etapa. Desde o primeiro ponto ele comandou os pontos, devolvendo dentro de quadra e balançando o alto oponente de 1,90m. Capdeville não conseguiu jogar e o resultado foram duas quebras com 6/2 em 35 minutos.
O segundo set foi mais equilibrado. Capdeville se manteve no placar no início, mas viu o brazuca desgarrar com quebra e 3/1. Todavia ele não desistiu, devolveu a quebra e teve chance de empatar em 4/4. Mas Mello voltou a jogar o bom tênis, quebrou de novo, abriu 5/3 e fechou o duelo por 6/4.
Mello volta a conquistar um título após dois anos e meio (último foi em Campos do Jordão em 2006) e levanta seu nono challenger na carreira.
O vencedor do ATP de Delray Beach em 2004 teve uma semana impecável onde não perdeu sets e despachou, na ordem, o uruguaio Pablo Cuevas, o mexicano Santiago Gonzalez, o brasileiro Rogério Dutra Silva e o argentino Horacio Zeballos. O feito iguala ao argentino Guillermo Cañas que venceu em 2007 também sem ceder sets.