Por Fabrizio Gallas, direto de São Paulo (SP) -
Ricardo Mello estreou em 2009 com o pé direito. Em uma partida muito rápida, disputada na quadra central do Parque Villa-Lobos, o campineiro marcou 6/2 6/0 sobre o uruguaio Pablo Cuevas, campeão de duplas de Roland Garros.
"Esperava um jogo mais complicado pois tinha aquela apreensão de ser a primeira do ano, mas foi melhor do que a encomenda. Saquei muito bem, estive firme do fundo e aproveitei minhas chances", disse o tenista que neste ano fez sua pré-temporada junto com seu técnico Rodrigo Nascimento e Carlos Albano, no clube Mesq, junto com os tenistas Thomaz Bellucci, Thiago Alves e Ricardo Hocevar.
"Treinei um mês aqui em SP e deu pra se aclimatar pro torneio. Ajudou também estar com os tenistas brasileiros pois todos tem objetivos parecidos e isso faz você elevar seu nível".
Mello já esteve entre os 50 melhores em 2005 e venceu o ATP de Delray Beach em setembro do ano anterior. Desde 2006 ele não consegue ficar entre os cem melhores e confessou perder um pouco da motivação a qual agora busca recuperar: "Passei um tempo sem técnico e fica complicado viajar sozinho pra Turquia, Índia, então agora estou mais motivado e tenho boas expectaitvas de voltar ao nível que já estive".
Mello enfrenta nas oitavas de final o vencedor do jogo entre o mexicano Santiago Gonzalez e o sul-africano Izak Van der Merwe.