Após o vice-campeonato no torneio-exibição de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde voltou às quadras após 63 dias, o espanhol Rafael Nadal disputará na próxima semana seu primeiro torneio oficial na temporada 2009.
Número um do mundo, ele é o principal favorito ao título do ATP de Doha, no Qatar, evento disputado em quadras rápidas e que distribui US$ 1,110,250 em premiação.
Na primeira rodada, Nadal irá enfrentar o experiente francês Fabrice Santoro (52º), jogador de 36 anos que faz sua última temporada como profissional. O duelo será inédito.
Se vencer, ele enfrenta na segunda rodada o vencedor de um duelo entre dois qualifiers. Nas quartas, o adversário mais perigoso para o tenista de Manacor é Gael Monfils, número 14 do mundo. O francês, quinto pré-classificado, havia esquecido de se inscrever na competição em dezembro, mas ganhou um convite dos organizadores e entrou na chave como quinto pré-classificado.
Na semifinal, o adversário mais perigoso no caminho de Rafa é o norte-americano Andy Roddick (8º), quarto favorito ao título, que na última vez que enfrentou Nadal em quadra rápida o derrotou (no Torneio de Dubai, há dez meses).
Roddick, que vai estrear sob o comando do novo técnico Larry Stefanki, enfrenta na primeira rodada o espanhol Ivan Navarro, 74º no ranking da ATP.