Se antes do início da final da Copa Davis a grande maioria do público e imprensa dava o título da Argentina quase como certo, após os dois primeiros jogos de simples da sexta-feira e o jogo de duplas no sábado a situação ficou bem diferente.
Com uma atuação impecável, os espanhóis calaram os mais de 10 mil fanáticos torcedores que lotaram o Estádio Islas Malvinas ao vencerem a partida de duplas e virar para 2 a 1 a série melhor-de-cinco que define o grande campeão da competição.
Com uma bela apresentação, a dupla Feliciano Lopez / Fernando Verdasco fizeram valer o mair entrosamento e derrotaram os anfitriões David Nalbandian / Agustin Calleri por 3 sets a 1 com parciais de 5/7, 7/5, 7/6 (7/5) e 6/3 em 3h18min.
A primeira parcial foi marcada por bastante equilíbrio e com as duas duplas confirmando seus serviços sem serem ameaçadas. Mas quando tudo parecia que a decisão seria no tie-break, Nalbandian/Calleri abriram 0/40 no saque dos espanhóis e conseguiram derrubar o serviço dos adversários no 11º game. Em seguida foi só confirmar para fechar a parcial por 7/5 em 47 minutos.
A segunda parcial foi parecida com a primeira, só que desta vez quem levou a melhor foram os espanhóis. As duplas foram confirmando sem dificuldades e quando indicava que teríamos o tie-break, Lopez/Verdasco conseguiram a quebra derradeira no 12º game e venceram a parcial com 7/5 em 50 minutos.
O terceiro set foi o mais movimentado da partida. Lopez/Verdasco começaram muito bem e com duas quebras abriram 5/1 rapidamente. Contudo a dupla anfitriã não desistiu e, apoiados pela torcida, devolveram as duas quebras, conseguindo heroicamente levar o set para o tie-break. mas no desempate foi a vez de Nalbandian/Calleri sofrerem o revés. Após abrirem 5/1, eles permitiram a reação dos rivais que com seis pontos seguidos venceram com 7/6 (7/5) em 1h02min.
E na quarta e decisiva parcial, os espanhóis se sobressaíram com duas quebas contra uma dos rivais fechando com 6/3 em 37 minutos.
Amanhã teremos o primeiro jogo ao meio-dia com David Ferrer contra o substituto de Juan Martin Del Potro (ainda a confirmar) e logo em seguida Feliciano Lopez contra David Nalbandian. A Espanha precisa de apenas uma vitória para ser campeã pela quarta da vez da Copa Davis, enquanto os argentinos precisam vencer as duas partidas de simples para faturar pela primeira vez na história a Saladeira de Prata.