Derrotado na final da Masters Cup por 6/1 7/5 diante de Novak Djokovic, Nikolay Davydenko elogiou o rival: "Ele foi perfeito, jogou muito rápido e bem, com bastante concentração. Eu não consegui fazer isso, é um dia muito complicado pra mim. Quando se está perdendo de 5/0 é complicado manter uma atitude positiva".
O tenista foi perguntado sobre a atual fase de Roger Federer e disse que o suíço não está na mesma forma: "Federer não ganhou nenhum Masters Series neste ano. Eu ganhei um, Miami. Tudo bem, ele ganhou o US Open, mas a quem importa o Aberto dos EUA ?", brincou o tenista: "Federer é o Federer. Foi o número 1 por vários anos. Vejo que ele já não é perfeito fisicamente neste momento, e por isso outros tenistas tem a opção de ganhá-lo".
Davydenko também está surpreso com Rafael Nadal terminar o ano no topo do ranking: "Estou surpreso por Nadal ser o líder agora pois fez uma boa temporada no saibro e ganhou Wimbledon, mas para o próximo ano, qualquer top 10 pode ser o melhor. Se você for perceber, Gilles Simon era o número 20, ganhou Madri e já está no top 10. Nunca se sabe, mas novos valores podem aparecer".