Roger Federer não vem atuando bem, mas ao menos conseguiu sua primeira vitória na Masters Cup de Shanghai. O suíço derrotou o tcheco Radek Stepanek, substituto de Andy Roddick, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 6/4. Mais do que o triunfo, o que chamou atenção foram os 34 erros do número 2 do mundo.
No primeiro set, Federer conseguiu a quebra logo no início, mas não soube administrar a vantagem e foi quebrado de volta no sexto game. A parcial seguiu equilibrada até o fim e a definição foi para o tie-break.
No desempate, o suíço mostrou uma pequena evolução, suficiente para que derrotasse o rival por 7 a 4 e saísse em vantagem no duelo.
No segundo set, Federer continuou irregular e a parcial equilibrada. O número 2 do mundo conseguiu a quebra no oitavo game e sacou na seqüência para fechar. Entretanto, Stepanek não desistiu e derrubou o serviço logo em seguida.
Quando poderia voltar a igualar a série, o tcheco abusou dos erros e, para fechar da pior maneira possível, cometeu uma dupla-falta no match point contra e perdeu a parcial por 6 a 4.
Agora, Federer precisa derrotar Murray e torcer para que Simon não vença Stepanek. Se a combinação acontecer, ele se classifica automaticamente. Caso vença e o francês também, a definição vai para os critérios de desempate. Em caso de derrota dos dois tenistas, também a decisão vai para o desempate.
A última rodada do grupo será jogada na sexta-feira, dia do fechamento da primeira fase da Masters Cup.