Depois de surpreender Roger Federer na segunda rodada do Masters Series de toronto no fim de julho, Gilles Simon, número nove do ranking, voltou a aprontar e novamente bateu o suíço na abertura do Grupo Vermelho da Masters Cup, torneio que reúne os oito melhores do ano em Xangai na China.
O frânces, que entrou na competição apenas com a desistência de Rafael Nadal, não sentiu a pressão por disputar pela primeira vez o milionária torneio que distribui US$ 4,45 milhões e mostrou um ótimo tênis para virar sobre o número dois da tabela e principal tenista do evento por 2 sets a 1 com parciais de 4/6 6/4 6/3 após 2h07min.
Federer, que desistiu há dez dias nas quartas do Masters Series de Paris com dores nas costas, não sacou tudo o que pôde, fazendo apenas três aces e encaixando 52% do primeiro serviço. O ex-líder do ranking e vencedor do US Open também não esteve tão agressivo assim e mostrou até insegurança durante alguns momentos, especialmente nos dois sets finais. Em contrapartida Simon fez bem seu papel de ser regular, cometeu 38 contra 50 erros não-forçados do tenista da Basiléia, bem como encaixou mais winners: 31 a 29.
Federer não foi brilhante na primeira etapa. Ele não sacou bem, apenas 42% do primeiro saque e dois aces, mas foi um pouco melhor na agressividade das trocas de bola conseguindo uma quebra no quinto game. Ele conseguiu salvar uma chance do rival e foi confirmando até a vitória por 6/4 em 41 minutos.
Federer melhorou um pouco o percentual de primeiro saque (foi para 50%), mas encaixou apenas um ace. O suíço chegou a abrir 2/1 com quebra, mas Simon devolveu logo em seguida e passou a pressionar o saque do rival com poucos erros. Federer demonstrou insegurança, não foi agressivo como costuma ser, conseguiu salvar três breaks no oitavo game, mas no décimo errou uma direita e viu o oponente vencer um ponto na raça após troca junto à rede para vencer por 6/4 após 50 minutos.
Os dois tenistas começaram confirmando na etapa final. Federer não estava em seu melhor nível e os winners eram escassos. Simon teve uma chance de ouro com 0/40 no sexto game, mas não converteu. Em seguida foi a vez do frânces fazer dupla-falta, errar bola boa, mas se salvou de um 0/40 com winners, ace e erro de direita do suíço. No oitavo game não teve jeito. O vice-campeão de Madri foi pra cima na devolução e conseguiu a quebra para abrir 5/3 e fechar com autoridade após um saque indefensável: 6/3.
Simon larga na frente do grupo e Federer precisará derrotar Andy Murray e Andy Roddick caso queira ir às semis da Masters Cup onde é o atual bicampeão e possui quatro títulos. Vale lembrar que Federer também começou com derrota no ano passado diante do chileno Fernando Gonzalez por 2 sets a 1 e carimbou quatro vitórias seguidas para o título.