O ranking divulgado nesta segunda-feira, um dia após o término da temporada regular da WTA, apresentou mudanças significativas entre as dez melhores do mundo.
Jelena Jankovic, semifinalista do Masters de Doha (Qatar) ampliou em cerca de 200 pontos sua vantagem e terminará o ano quase 1 mil pontos a frente da segunda colocada que agora passa a ser a americana Serena Williams.
A campeã do US Open venceu apenas um jogo no Qatar, mas se beneficiou das três derrotas em três jogos da russa Dinara Safina que era a vice-líder até a semana passada e terminará o ano na terceira posição.
A russa Elena Dementieva, campeã olímpica e semi no Oriente Médio, repetiu o melhor desempenho da carreira tomando o quarto lugar da sérvia Ana Ivanovic que também não sentiu o gostinho da vitória no WTA Championship.
A campeã da competição, a americana Venus Williams, subiu dois postos e apareceu em sexto, ficando bem perto de Ivanovic. No geral ela somou 750 pontos pela conquista de forma invicta.
Logo atrás dela vêm as russas Vera Zvonareva, vice, Svetlana Kuznetsova e Maria Sharapova. Completa o top 10 a polonesa Agnieszka Radwanska.