O tenista russo Nikolay Davydenko estreou com vitória na Masters Cup, torneio que reúne os oito melhores do ano em Shanghai na China, no segundo jogo do dia válido pelo Grupo Dourado. O número cinco do ranking precisou suar para derrotar o francês Jo Wilfried Tsonga, sétimo do ranking e que se classificou apenas no último dia ao vencer o Masters de Paris, por 2 sets a 1 com parciais de 6/7 (8/6) 6/4 7/6 (7/0) após 2h43min.
A primeira parcial foi muito equilibrada com os dois tenistas confirmando com facilidade e bom percentual de primeiro saque. A exceção foi o primeiro game quando o russo teve 0/40, mas Tsonga se livrou do buraco. O jogo foi ao tie-break que novamente foi parelho até Tsonga partir pra cima e abrir 6 a 4 com mini-quebra. Davydenko salvou os dois, um deles com grande winner cruzado. Na terceira chance, Davydenko vacilou, errou voleio fácil na rede e deu a parcial ao rival por 7/6 (8/6) em 58 minutos.
A segunda parcial começou favorável ao francês que viu o oponente errar no primeiro game e conseguiu a quebra. Mas Davydenko não baixou a cabeça e empatou logo em seguida. O jogo seguiu parelho com o russo confirmando com facilidade e Tsonga com problemas, precisando salvar chances do oponente. No décimo game a decisão. Tsonga falhou, deu um set-point e o russo foi pro winner nac devolução, jogando bola na linha para vencer por 6/4 após 46 minutos.
Na terceira parcial Davydenko dominou despachando golpes potentes da base e um oponente dando sinais de cansaço. Foi apenas uma quebra para Davydenko abrir 5/2 e ter um match-point no saque de Tsonga. Mas, o frânces não se deu por vencido e se salvou com uma deixadinha despretenciosa. A partir desse ponto ele cresceu, confirmou o saque, viu Davydenko encurtar o braço no game seguinte para fechar o jogo, e igualou a contagem em 5/5, levando a torcida chinesa ao delírio. O duelo foi ao tie-break e esperava-se equilíbrio, mas Tsonga caiu drásticamente de rendimento com dupla-falta, erro de direita, erro fácil e voleio e o tenista do leste do europeu aplicou uma surra e comemorou discretamente o triunfo: 7/6 (7/0).
Este foi o segundo jogo entre os dois e a segunda vitória de Davydenko que se coloca na segunda posição do Grupo atrás de Novak Djokovic que tem um triunfo porém um set a mais de saldo. Tsonga termina o dia em terceiro lugar e deixa Juan Martin Del Potro na última posição.