A americana Venus Williams, número oito do ranking mundial, não era a mais cotada junto com Vera Zvonareva, nona colocada, para disputar o título do WTA Championship, a Masters feminina, torneio que reúne as oito melhores do ano em Doha no Qatar. Mas as duas 'zebras' acabaram chegando na final e de forma invicta.
Depois de Zvonareva aplicar 7/6 (9/7) 3/6 6/3 sobre Elena Dementieva, Venus entrou em quadra e levou a melhor em outro jogo longo diante da sérvia Jelena Jankovic, número 1 do mundo, por 2 sets a 1 com parciais de 6/2 2/6 6/3 após 2h11min.
O primeiro set foi todo favorável a Venus que errou menos. A pentacampeã de wimbledon chegou a abrir duas quebras de vantagem, viu a oponente diminiur, mas cravou outra quebra para fecahr em 6/2. No segundo set tudo mudou depois do primeiro game quando a americana desperdiçou triplo break. Jankovic passou a ser mais regular e Venus esteve impaciente dando vários pontos de graça. Resultado: duas quebras e placar igual ao da primeira parcial, favorável a européia.
Na terceira parcial, a irmã mais velha das Williams (28 anos) deu as cartas, abriu 3/1, mas viu a oponente grudar em 3/2 e ter cinco chances para devolver a desvantagem. Todavia Jankovic não conseguiu igualar o placar e perdeu rendimento, caindo por 6/3 após linda cruzadinha de Venus.
A tenista tem a chance de sua grande conquista na temporada e assim como Zvonareva, sua adversária de amanhã a partir das 12h30, ganhou todas as quatro partidas do torneio. A vencerá levará para casa um cheque superior a US$ 1,3 milhões além de 750 pontos para casa.
Mesmo co ma derrota, Jankovic terminará 2008 como a melhor do mundo.