O paulista Thomaz Bellucci deu nesta quinta-feira um importante passo rumo à final do Torneio dos Campeões, que está sendo disputado no Clube de Pólo, em Santiago. O tenista número 2 do Brasil venceu o argentino Mariano Puerta, por 6/1 6/3, e garantiu sua segunda vitória no Grupo B da competição.
"Hoje joguei bem melhor do que ontem (quarta), cometi menos erros e me senti mais à vontade em quadra. Comecei bem desde o início, diferentemente da partida anterior que, sem ritmo, acabei perdendo o primeiro set. Acredito que estou ganhando confiança a cada jogo”, afirmou Bellucci.
O brasileiro folga nesta sexta-feira e só volta a jogar no sábado contra o chileno Paul Capdeville. A partida define a liderança do Grupo B. “O Capdeville tem que jogar ainda hoje com o (Martin Vassallo) Arguello e não será uma partida fácil. Ambos estão jogando bem. Quem ganhar terá a primeira chance. Vamos ver o que acontece”, disse Bellucci. Capdeville tem até agora uma vitória sobre Puerta e Vassallo perdeu para o brasileiro na rodada inaugural.
Pelo sistema de disputa do Torneio dos Campeões, os jogadores se enfrentam entre si dentro dos grupos até sábado. O campeão de cada grupo faz a final no domingo. Pelo Grupo A estão jogando o chileno Nicolas Massú, com uma vitória; o brasileiro Marcos Daniel, uma derrota; o australiano Peter Luczak, uma vitória; e o argentino Gastón Gaudio, uma derrota.
CONTUSÃO TIRA DANIEL DO TORNEIO – Tenista número 1 do Brasil, o gaúcho Marcos Daniel encerrou nesta quinta-feira a sua temporada 2008, mas não da maneira que gostaria. Campeão da etapa de Bogotá da Copa Petrobras, que o classificou para o Torneio dos Campeões, o tenista foi obrigado a desistir da competição, devido a uma contratura nas costas, diagnosticada após um exame mais detalhado.
Em sua estréia no Torneio dos Campeões, na noite de quarta-feira, Daniel jogou debilitado e acabou perdendo para o chileno Nicolas Massú por 6/0 6/4. “Até ontem (quarta), pensei que fosse uma coisa passageira. Mas, com a realização do exame, foi confirmada uma contratura muscular nas costas. Lamentavelmente tenho que abandonar novamente um torneio. Primeiro, foi uma lesão no tornozelo em Aracaju, depois um problema estomacal em Cali e o início desta contratura. É uma pena ter que terminar a temporada dessa maneira. Felizmente termino o ano entre os 100, mas vou ter que repensar meu calendário.
Daniel deve ficar parado por 30 dias. Por isso, não jogará o Challenger de Medellín na próxima semana. “Este ano foi muito bom para mim, tirando os últimos três torneios que tive que me retirar. Mas no balanço geral foi uma temporada excelente, que poderia ter sido ainda melhor”, avaliou o atual número 67 do mundo, que venceu este ano dois challengers em Bogotá (um deles a Copa Petrobras) e um em Cali e foi vice-campeão em Nápoles.
Com a saída de Daniel do Torneio dos Campeões, o chileno Adrian Garcia, que estava com “alternate” da competição, entra em seu lugar. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira por Álvaro Fillol, diretor do torneio. Garcia enfrenta nesta sexta-feira o argentino Gastón Gaudio.