Roger Federer não terá o incomodo de enfrentar Rafael Nadal (que não joga por lesão no joelho) ou Novak Djokovic (cabeça-de-chave do outro grupo), mas encontrará na primeira fase o britânico Andy Murray da Tennis Masters Cup, torneio que reúne os oito melhores do ano e que pela última vez é jogada em Shanghai na China.
Em cerimônia do sorteio das chaves da fase round-robin realizada nesta madrugada, o número dois do mundo e principal tenista da competição, caiu no grupo vermelho ao lado de Murray, o americano Andy Roddick e o francês Gilles Simon.
Federer já perdeu para todos esses nessa temporada. Diante de Murray foram cinco jogos no geral e défict de 3 a 2 nos encontros sendo duas derrotas em três partidas em 2008, a última há poucas semanas no Masters Series de Madri.
Contra Andy Roddick o retrospecto é excelente de 15 a 2, mas neste ano os dois se cruzaram apenas uma vez e o americano saiu vitorioso nas quartas de final do Masters de Miami.
Diante de Simon, tenista que entrou como reserva na vaga de Nadal, foi apenas um encontro no Masters de Toronto e triunfo do francês em três sets.
O grupo amarelo será encabeçado por Djokovic. O tenista que fez feio no ano passado sem nenhuma vitória encara o argentino Juan Martin Del Potro, o russo Nikolay Davydenko e o francês Jo Wilfried Tsonga, tenista pelo qual perdeu nos últimos dois jogos em Paris e Bangkok, mas levou a melhor na decisão do Aberto da Austrália.
Os jogos só começam no domingo e a ordem das partidas do primeiro dia ainda não foi revelada, mas sabe-se que Federer estreará com Simon e Djokovic pega Del Potro. O torneio é disputado sobre quadras rápidas cobertas e termina apenas no dia 16. O evento distribui US$ 4,45 milhões em prêmios e a máxima pontuação é de 750 para quem vencer todos os jogos.