A ausência da Masters Cup já está consumada. E a partir de agora, Rafael Nadal corre contra o tempo para jogar a final da Copa Davis, diante de Argentina, em Mar Del Plata. O confronto acontece entre os dias 21 e 23 de novembro.
" Rafa vai se submeter a um exame em Barcelona e, de acordo com os resultados e as recomendações médicas, vai ver qual tratamento deverá seguir. Temos que esperar para ver se ele está em condições de disputar a decisão. Esperamos que consiga, já que, do contrário, seria um duro golpe para ele" - disse Toni Nadal, tio e técnico do número 1 do mundo.
A única certeza que Nadal tinha era de que não poderia jogar as duas competições: "Se fizesse isso, faria em condições precárias. Ele preferiu priorizar a disputa na Argentina, porque tem mais vontade de ganhar. Se não tivesse a final da Davis, poderia ter esperado mais (para saber se jogaria em Shanghai)".
Toni Nadal culpou o calendário pela lesão: "Todos os anos, pedimos a mesma coisa. Sempre dizemos que não é possível jogar tantos torneios, mas temos que fazer. Além disso, este ano houve dois fatos extras: os Jogos Olímpicos e a proximidade com a liderança do ranking. Decidimos fazer um esforço maior e isso acabou por nos prejudicar" - encerrou.