Paulista de São José do Rio Preto, Thiago Alves teve boas chances de se garantir pela primeira vez na chave principal de Roland Garros. O tenista que completou ontem 25 anos foi derrotado na última fase pelo espanhol Miguel Lopez Jaen por 2 sets a 1 com parciais de 7/5 4/6 6/1 após 2h09min de partida.
Alves chegou a liderar o primeiro set por duas vezes com quebra em 1/0 e 3/1 e teve um break-point no 11º game, mas teve o saque quebrado e o set pertido no game seguinte.
A vitória nesse set poderia ser importante para a classificação já que o brasileiro saiu quebrando na segunda parcial com 2/0 e se manteve firme até o fim para fechar em 6/4.
Mas um terceiro set era necessário. Com a bagagem de cinco horas nas costas nos últimos jogos do quali, Alves não aguentou, foi quebrado no início e acabou sucumbido por 6/1.
Mas Alves ainda tem uma remota chance de entrar na chave principal. Com as novas regras de lucky-loser, entram na chave os derrotados na última rodada por sorteio e não mais por ranking. Então Alves precisa torcer para ser sorteado entre os 16 derrotados. Ele tem duas chances já que Sebastien Grosjean e Tommy Haas, até o momento, são as baixas da chave principal.