O Brasil não vai sair sem troféu da Costa do Sauípe. Em um jogo difícil, a dupla nacional formada por André Sá e Marcelo Melo conseguiu a virada e derrotou a parceria espanhola formada por Albert Montañes e Santiago Ventura. O duelo teve parciais de 4/6, 6/2 e 10/7, no super tie-break. Este é o segundo título da melhor dupla do país.
O primeiro set começou ruim e os brasileiros foram quebrados logo no primeiro game de saque. Sem lamentação, eles devolveram no game seguinte e empataram.
No nono game, entretanto, novamente eles cederam a quebra. Desta vez, os espanhóis serviram com competência, fecharam por 6 a 4 e abriram vantagem.
O segundo set começou com vantagem de Melo e Sá. Eles conseguiram uma quebra no segundo game e abriram 2 a 0. Mas os espanhóis devolveram e diminuíram.
Desta vez, entretanto, eles voltaram à frente no game seguinte derrubando o serviço de Montañes e Ventura, conseguiram nova quebra no oitavo game e fecharam a série por 6 a 2.
A decisão foi pata o super tie-break, em que quem fizesse 10 pontos saíria com o troféu. E nesse momento, Melo e Sá mostraram espírito de decisão. Desde o início eles pularam na frente do placar e abriram rapidamente 9 a 4. Após três desperdícios de match point, eles fecharam com um smash de Marcelo Melo por 10 a 7.
Depois do ponto, Melo se jogou no chão e a dupla brasileira comemorou muito, ao lado de uma barulhenta e presente torcida brasileira.
Melo e Sá agora tem dois títulos nível ATP juntos além das quartas do US Open e semi de Wimbledon. O outro foi em Estoril no ano passado. Melo venceu neste ano o torneio de Adelaide (Austrália) ao lado do argentino Martin Garcia.
Esta é também a segunda conquista brasileira nas duplas no Brasil Open. O único título havia sido em 2001 exatamente com irmão e treinador de Marcelo Melo, Daniel com o italiano Enzo Artoni.