Das três cabeças de chave que foram para a quadra no primeiro dia do Cachantun Cup em Viña del Mar, duas venceram, a argentina Gisela Dulko, cabeça de chave número 2 e a francesa Pauline Parmentier, quarta favorita. O destino contrário coube a outra francesa, a terceira favorita Emilie Loit.
Gisela Dulko, número 43 do ranking da WTA e melhor tenista sul-americana, passou pela jovem local Camila Silva por 6-4 6-1, assegurando uma vaga nas oitavas de final do torneio chileno, sua próxima adversária e a espanhola Lourdes Lino, que bateu Iveta Benesova por 6-2 7-5.
A alegria argentina somente não foi completa porque Maria Emilia Salerni caiu diante da francesa Pauline Parmentier. Na condição de 4ª favorita, Parmentier virou a partida com 5-7 7-5 6-3 e bateu Salerni em um dos jogos mais disputados do dia.
A cabeça de chave número 3, Emilie Loit, foi surpreendida pela tcheca Petra Cetkovska em dois sets, vitória da tenista tcheca por 6-2 7-6 (6), sua próxima oponente é a ucraniana Mariya Koryttseva, a qual derrotou a colombiana Catalina Castaño por 7-6(3) 6-1.
O Cachantun Cup distribui 200 mil dólares em prêmios e é disputado sobre quadras de saibro em Viña del Mar.