Campeão do Aberto da Austrália, Novak Djokovic se recuperou da gripe que o tirou do primeiro dia de jogos em simples e ajudou a Sérvia a conquistar o primeiro ponto nas duplas contra a Rússia em duelo sobre as quadras rápidas em Moscou.
O número três do mundo fez parceria com Nenad Zimonjic que havia o substituido no primeiro jogo de simples na sexta-feira. Os dois foram mais consistntes e melhores nos momentos decisivos para derrotaram Mikail Youzhny e Dmitry Tursunov por 3 sets a 0 com parciais de 6/3 7/6 (8/6) 7/6 (7/5) após 2h37min de partida.
A Rússia lidera o confronto válido pela primeira rodada do Grupo Mundial por 2 a 1. Neste domingo, Djokovic deve retornar à quadra para enfrentar Nikolay Davydenko, quarto do ranking, no primeiro jogo do dia. Em seguida, Viktor Troicki encara Youzhny.
O jogo
Em 32 minutos Djokovic e Zimonjic conseguiram a vitória por 6/3 no primeiro set. A única quebra veio logo no segundo game. Os russos tiveram a chance de devolver no game seguinte, mas perderam dois breaks. Em seguida bastou manter o saque com eficiência para consolidar a primeira parcial.
Segundo set foi parelho desde o início. Russos tiveram que manter firmes no saque para segurar o ímpeto dos sérvios e conseguiram salvar cinco set-points ao longo da parcial. Eles tiveram uma chance logo no segundo game, mas não aproveitaram. As duplas foram confirmando os saques até chegarem ao tie-break. Djokovic e Zimonjic abriram 5 a 2, deixaram empatar e na sequência conseguiram fechar por 7/6 (8/6) em 1h05min de duração.
No terceiro set as duas duplas se mantiveram consistentes no serviço até os russos conseguirem uma quebra no 11º game e servirem para a parcial. Mas eles não foram bem, e os sérvios abriram 0/40, devolveram a quebra e levaram a decisão para novo tie-break. O desempate foi semelhante ao do 2º set. Djokovic/Zimonjic fizeram 5 a 2, só que desta vez com dois saques. Todavia, Youzhny/Tursunov empataram. Mas, os sérvios conseguiram dois pontos seguidos e fecharam a partida com 7/6 (7/5).