O Brasil será representado por Thiago Alves no forte challenger de East London, na África do Sul, com premiação de US$ 125 mil e pontos de US$ 150 mil por oferecer hospedagem.
Com essa escolha, Alves não participará do Brasil Open, único evento ATP disputado no nosso país, já que ambos serão jogados na mesma semana
Na última edição do torneio brasileiro, Alves jogou muito na primeira rodada, surpreendeu Carlos Moya e perdeu na fase seguinte para o argentino Juan Monaco.
Pelo fato de não ter recebido convite para chave principal, Alves preferiu ir jogar na África em detrimento da fase qualificatória do Aberto do Brasil, que será disputado no complexo da Costa do Sauípe.
Além dele, outro tenista nacional, Ricardo Mello, tentará a sorte nas quadras rápidas africanas. Ele precisa de três desistências para ingressar diretamente no evento.
O torneio conta com outras estrelas do circuito mundial. São eles Ivan Ljubicic, ex número três do mundo, e Thomas Johansson, campeão do Aberto da Austrália em 2002, além de Jonas Bjorkman, veterano consagrado no tênis que jogará pela primeira vez em 2008.