Vice-campeã da Federation Cup no último ano, a Itália foi surpreendida pela Espanha em Nápoles. Após um 3x0 sem dó, as espanholas asseguram uma vaga na semi-final da competição, onde enfrentarão a China.
No primeiro jogo do confronto, a espanhola Nuria Llagostera Vives, apenas a número 136 no ranking da WTA, aprontou a grande zebra ao derrotar num jogo apertado Francesca Schiavone, número 23 do mundo, com parciais de 7/6 3/6 6/2. Na segunda partida, Anabel Medina Garrigues aumentou a vantagem do país ao bater Flavia Penneta por 6/2 6/3.
Neste domingo, depois da derrota para Llagostera, esperava-se uma Schiavone com desejo de recompensar a torcida italiana, mas do outro lado, Anabel Medina Garrigues estava muito concentrada e dominou a partida do começo ao fim, dando o 3° ponto para a Espanha já no terceiro jogo do encontro. Garrigues derrotou Schiavone por 6/4 6/2 e selou a vitória de seu país, acabando com as esperanças das italianas, campeãs em 2006 e finalistas em 2007.
Com o confronto já definido, as duas últimas partidas servem apenas para cumprir tabela. Sara Errani da Itália joga contra a espanhola Lourdes Domingues Lino e a dupla italiana Errani e Garbin desafia Dominguez Lino/Suarez Navarro.