João Olavo Souza (Amil/Wilson), o Feijão, conquistou, neste sábado, o primeiro título internacional do Brasil em 2008. O jovem de 19 anos que treina no CT da Amil no Rio de Janeiro (comandado por Ricardo Acioly) garantiu o caneco do torneio de future de Bucaramanga (Colômbia), evento jogado no saibro que distribui US$ 15 mil em prêmios e dá 18 pontos ao campeão.
Número 313 do ranking, o brasileiro superou nãso só o adversário, bem como a torcida que apoiou o colombiano Juan Sebastian Cabal, 358o. do ranking, por 4/6 6/2 6/2.
Este foi o terceiro torneio do tenista de Mogi das Cruzes na temporada. Na semana passada em Manizales, o tenista acompanhado pelo técnico Fabrizio Gambassi havia perdido na semifinal, mas dessa vez ganhou o torneio incluindo um triunfo sobre o principal favorito ao título nas quartas de final, Daniel Koellerer.
"Esse título é muito importante pois mostra a evolução de Feijão. Ele está conseguindo encontrar um equilíbrio mental para elevar o nível. Ganhar do Koellerer 2 semanas seguidas requer bastante foco pois o cara realmente faz de tudo dentro da quadra para desestabilizar o adversário. Estas 2 semanas mostram uma boa evolução, ele está de parabéns", avaliou Acioly.
Feijão alcança também sua primeira conquista internacional na carreira e seu maior título. No ano passado ele havia vencido em Brasília (DF), Santos (SP) e Fortaleza (CE), todos eventos de US$ 10 mil.
Pela conquista ele somará 18 pontos com mais seis da semana anterior, ele vai ficar entre os 280 do mundo em tabela a ser divulgada no dia 11 de fevereiro. O próximo compromisso será o qualifying para o Brasil Open a partir do dia 9. Feijão está acompanhado na Colômbia.