A Equipe CBT, que participa da Gira Cosat com o apoio do Ministério do Esporte, está mais perto de conquistar o terceiro título nos torneios Sul-americanos no início desta temporada. A missão está nas mãos de Pedro Dumont que, pela terceira vez consecutiva, alcançou a semifinal do evento que conta pontos para Cosat e é o único brasileiro vivo na competição peruana.
Líder da Gira na categoria 14 anos, Dumont juntou-se aos outros três semifinalistas do Regatas Bowl, em partida disputada nesta quinta-feira, diante do nono pré-classificado, Sebastian Pini. O primeiro set foi levado ao tie-break, mas o brasileiro que vem de excelente campanha na Gira levou a melhor e abriu 7/6(5). Logo em seguida, Dumont confirmou o favoritismo, despachou o argentino ao fechar com 7/5 e garantiu a vaga na semifinal. Para conquistar vaga na final, Dumont terá de passar pelo peruano principal favorito ao título, Daniel Santos, que tirou o colombiano Pedro Ruiz da disputa, ao marcar 6/0 e 6/1.
Do outro lado da chave, mais um representante do Brasil. Sem perder nenhum set na competição peruana, Vitor Pinheiro continuou embalado e atropelou o convidado peruano, Jorge Panta, com um duplo 6/1. Dono de dois troféus de duplas na Gira Sul-americana ao lado de Pedro Dumont, Pinheiro segue em busca do primeiro título de simples na temporada, e vai encarar o argentino Juan Galarza por vaga na final, em Lima.
Fora da Equipe CBT, Carla Forte caiu ontem diante a boliviana Maria Inez Deheza, com parciais 5/7, 6/4 e 6/2 e o Brasil não tem mais representantes nos 14 anos feminino.
Os finalistas serão definidos nesta sexta-feira, em jogos disputados nas quadras do Club de Regatas Lima, no Peru.
As chaves principais do Inka Bowl, torneio que conta pontos para o ranking mundial dos 18 anos, disputado nas quadras do Rinconada Country Club, ainda não foram atualizadas, porém o Brasil ainda conta com José Pereira Junior e André Baran, que alcançaram vaga nas quartas-de-final ontem.
Depois de Lima, a Gira COSAT 2008 passa por Santa Cruz de la Sierra (nos 14 e 16 anos) e La Paz (nos 18 anos), na Bolívia. A Equipe CBT dos 14 e 16 anos masculino é comandada pelo técnico Renato Messias e na feminina, por Narciso Barbosa. Nos 18 anos, os técnicos são Patrício Arnold e Vinícius Ferreira.