Presidente da Federação Internacional de Tênis, o italiano Francesco Ricci Bitti, concedeu nesta sexta-feira, entrevista para o diário espanhol AS e o principal tema foi a Copa Davis. Ele amenizou as ausências de Rafael Nadal e Roger Federer, além de vetar mudanças de calendário e pensr em restrigir tipos de piso na maior competição de nações do esporte.
Bicci foi otimista no balanço da Copa Davis. Ele disse que a competição está com saúde "excelente" e que caminha para o progresso. Quando perguntado sobre as saídas de Nadal e Federer ele apontou: "Nadal tem um cso pontual. Ele sempre joga a Davis e estou convencido que veremos ele nas próximas eliminatórias. Federer faltou nos últimos duelos, mas tentou salvar a Suíça quando ela precisou. Mas o calendário é muito distinto e há muitos torneios nos quais os dois sempre chegam nas finais", disse.
Sobre uma possível mudança de datas na Davis, o italiano foi enfático: "A ATP sempre busca novos mercados e temos um acordo com eles de três anos".
A Espanha foi um dos países a reclamar do piso no duelo contra os americanos nas quartas de final do ano passado. Bitti busca criar um projeto para vetar determinadas superfícies pouco usadas já para 2009: "Não podemos suprimir a liberdade de escolha de cada país por seu piso pois é um dos atrativos do torneio, mas estudamos um sistema para aproximar o quique da bola no piso onde botaríamos limites em velocidade mínima e máxima".
A primeira rodada da Davis de 2008 será disputada entre os dias 8 e 10 de fevereiro.