O australiano Alex de Minaur, oitavo da ATP, está nas quartas de final do ATP 500 de Roterdã, na Holanda, pelo quarto ano consecutivo, após superar o tcheco Jakub Mensik, 43º. Quem também avançou foi o russo Andrey Rublev, 10º.
Abrindo a programação do dia na cidade costeira holandesa, Minaur precisou de 1h28 para fechar o placar em um duplo 6/4 tendo convertido dois aces contra 12 de Mensik, que cometeu cinco duplas-faltas a duas e venceu 79% dos pontos jogados com seu primeiro serviço.
“Nunca é fácil jogar contra Jakub, ele é um dos melhores sacadores do Tour”, disse De Minaur que nunca perdeu do tcheco os dois jogos que tiveram juntos.
“Ele consegue muitos pontos de graça e às vezes é bem frustrante. Uma das coisas mais importantes para mim nesse tipo de confronto é ficar calmo e dizer a mim mesmo que vou me dar chances na devolução", seguiu ele na entrevista em quadra.
O australiano comentou que o espírito competitivo sempre toma conta de si assim que entra em quadra, não importa como esteja fisicamente.
Ao ser questionado sobre como chegou a vitória diante do jovem de 19 anos, conhecido pelo forte saque e por bater forte na bola, Minaur respondeu: "Hoje, eu definitivamente tirei um pouco da velocidade [do saque] e me concentrei mais na porcentagem. Eu não queria dar a ele muitas olhadas nos segundos serviços, onde ele poderia ser agressivo e tentar ditar desde o início. Estou feliz por ter conseguido executar e que o plano de jogo funcionou muito bem".
Atual semifinalista em Roterdã, Minaur busca vaga na semifinal diante do alemão Daniel Altmaier, 93º, que venceu o francês Arthur Fils, 19º, com placar de 6/4 3/6 7/5.
Altmaier e Minaur nunca se enfrentaram no circuito profissional.
Andrey Rublev vai às 4ªs
Quarto favorito na chave em Roterdã, o russo Andrey Rublev, 10º da ATP, precisou de 1h46 para superar o húngaro Fabian Maroszan, 57º, e fechou o placar em 7/6 (7-2) 7/6 (9-7) tendo convertido 10 aces contra sete do húngaro, que cometeu as três duplas-faltas da partida e venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento do russo.
Em busca de vaga na semifinal, Rublev encara o polonês Hubert Hurkacz, 21º, que venceu o tcheco Jiri Lehecka, 24º, com placar de 7/5 2/0 e abandono do tcheco por lesão.