X

Sinner faz sucesso no mercado italiano

Quinta, 05 de dezembro 2024 às 17:32:16 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - A ascensão do italiano Jannik Sinner ao topo do ranking da ATP e uma temporada brilhante com 73 vitórias e 6 derrotas, e oito títulos, dos quais dois Grand Slams (Australian Open e US Open), fez crescer o interesse do mercado literário.



Siga nosso Canal no Whatsapp - Siga-nos no Bluesky

O fenômeno Sinner, primeiro italiano da história a alcançar o topo do ranking, ganhou braços dentro do mercado literário de seu país que soma em 2024 ao menos uma dezena de títulos inspirados na trajetória do tenista.

A quantidade de títulos e ângulos de uma mesma história, que é recente  e está em construção, chama a atenção. Roger Federer, por exemplo, teve sua primeira biografia lançada apenas em 2011, 8 anos após ter assumido o topo do ranking. Há poucos livros lançados sobre o suíço que não suas duas biografias, uma assinada pelo suíço Renè Sauffer e o britânico Chis Bowers. Dentre eles estão a obra do americano Christopher Clarey que trata da mudança trazida pelo suíço ao esporte e "Nadal & Federer: A história da rivalidade entre os maiores tenistas do mundo" do jornalista espanhol Antonio Arenas.

O mercado italiano é um dos mais fortes no continente europeu, somando um total estimado de ganhos em 2024 na casa dos 69 milhões de euros, cerca de R$ 438 milhões, de acordo com a federação dos editores de livros do país.

Os números, apresentados durante a maior feira literária do mundo, Frankfurt (Alemanha), apontam que ao menos serão vendidas neste ano 9 milhões de cópias unitárias, sendo 48% destas vendas realizadas por livrarias físicas. Mesmo com números impressionantes, o editores do país pontuam que nos oito primeiros meses do ano o mercado esteve praticamente estagnado, seguindo números de 2023.

A perspectiva de mercado não é de crescimento, porém há ao menos uma dezena de livros lançados em 2024 sobre Sinner. Um deles é "Caro Jannik, ti scrivo" (Caro Jannik, escrevo a você) que traz uma copilação de textos publicados pelo escritor e influencer, Fabrizio Delprete, que dedica a Sinner um texto para cada jogo disputado. Delprete acompanhou via textos a chegada ao topo do jovem e a pedido de seguidores, após a conquista do US Open, decidiu editar seu livro. Contou ele ao Corriere del Mezzogiorno.

"Sim, é um diário de todos os acontecimentos que afetaram este ano. Refiz todo o ano de 2024 até outubro, apenas o ATP Finals permanece de fora. Obviamente há o caso do doping, mas também há as Olimpíadas das quais sou um grande fã", explicou o escritor.

A obra de Delprete é considerada "não-ficção", tal como todos os livros publicados sobre Sinner ou seu entorno, e abocanham 13% do mercado literário do país. Atualmente, o livro é o 9º mais vendido do país sobe esporte e perde apenas para 7 livros sobre futebol e um sobre fórmula 1 (lista)

Em junho, um dos livros mais vendidos da Itália e o mais vendido em plataformas online foi "Diventare Sinner" (Tornando-se Sinner), elaborado pelos jornalistas Alessandro Mastroluca, Enzo  Anderloni e Michelangelo Dell'Endera sob encomenda da federação de tênis do país (FITP). A obra trata da constução da mentalidade vencedora do tenista e tem como propósito ensiná-la às pessoas. O livro é o 33º mais vendido do país.

Em julho foi lançado outro sucesso de vendas "Piovuto dal cielo. Come Jannik Sinner sta cambiando la storia del tennis" (Choveu do céu. Como Jannik Sinner está mudando a história do tênis) de autoria de dois jornalistas especializados em tênis  Marco Imarisio e Gaia Piccardi e com prefácio de uma dos maiores tenistas da história do país, Adriano Panatta.

O livro já esteve ao menos 3 vezes na lista dos mais vendidos da Amazon no país.

A biografia da torcida organizada de Sinner, os "Carota Boys" (Meninos Cenouras) também foi lançada em 2024 sob o título: "Carota Boys: Sogno arancione. Sei amici e un pazzo amore per Jannik Sinner" (Meninos Canoura: Sonho laranja. Seis amigos e um amor louco por Jannik Sinner).

Somam-se a estes títulos: "Jannik Sinner. Una straordinaria normalità" (Jannik Sinner: Uma normalidade extraordinária) do escritor Marco Mazzoni; "Il Tennis di Jannik Sinner" (O tênis de Jannik Sinner - A Biografia); "Sinner. Una faccia pulita" (Sinner: Um rosto limpo) de Leonardo Iannacci; "Jannik Sinner. Passione calma" (Jannik Sinner. Paixão Calma) de Martina Sessa; "Jannik Sinner. Fenomenologia di un talento straordinario" (Jannik Sinner. A Fenomealogia de um talento extraordinário) de Riccardo Crivelli; "Niente è impossibile. Berrettini e Sinner: la nuova Età dell’Oro del tennis italiano" (Nada é impossível. Berrettinie  Sinner: a nova Era de Ouro do tênis italiano) do ex-tenista Adriano Panatta.

Há ainda um guia ilustrado voltado para crianças sobre as dinâmicas dos golpes de Sinner, "Il manuale illustrato del tennis di Jannik Sinner. Piccoli grandi campioni" (O manual ilustrado do tênis de Jannik Sinner. Pequenos grandes campeões) de Diego Cajelli. Entre outros títulos.

teninews.com.br
br.jooble.org