X

Seis tenistas estão entre os 100 melhores atletas do século

Quinta-feira, 18-07-2024 19:07
Tênis Profissional

O canal norte-americano ESPN elaborou uma lista com os 100 maiores atletas do século XXI e nesta seis tenistas estão presentes, dois deles entre os dez maiores dos primeiros 24 anos deste século. A lista ainda atletas brasileiros.



De acordo com o canal, a metodologia adotada para a escolha dos 100 melhores foi realizada por diversas etapa, que incluiu o pedido para que especialistas de cada modalidade escolhessem os principais atletas, considerando suas atuações apenas de 1º de janeiro de 2000. Estes votos, elaboraram listas entre 10 e 25 nomes cada. Na sequência, ainda com votos e especialistas, foi realizada a mistura dos nomes dos atletas, com suas opções, e pedido que fosse votado no melhor do século. A lista que partiu de 262 nomes, chegou a 100 após 70 mil votos.

O maior atleta do século no levantamento da ESPN é o nadador norte-americano Michael Phelps, que em quatro Jogos Olímpicos conquistou 23 medalhas de ouro, três pratas e dois bronzes. Tornando-se o maio nadador da história e o atleta, independente da modalidade, com o maior número de medalhas conquistadas.

Phelps é seguido pela ex-número 1 do mundo Serena Williams. Dona de  títulos do Grand Slam e número 1 do mundo por 319 semanas, Serena é considerada a segunda maior atleta do século, à frente do futebolista argentino Lionel Messi, 3º, do jogador de basquete LeBrom James, 4º, que é o maior cestinha da história do esporte e o quaterbacker heptacampeão do SupeBowl, Tom Brady, 5º.

Dono de 20 títulos do Grand Slam e número 1 do mundo por 310 semanas e ouro nas duplas dos Jogos de Pequim 2008, o suíço Roger Federer é o 6º maior atleta do esporte. O sérvio Novak Djokovic é o 11º maior atleta do século. Maio vencedor da Era Aberta de torneios do Grand Slam com 24 títulos e maior líder da história da ATP com 428 semanas, o sérvio está à frente do espanhol Rafael Nadal, dono de 22 títulos do Grand Slam e e número 1 do mundo por 209 semanas.

Outro ex-número 1 do mundo por 41 semanas, dono de três títulos do Grand Slam e único tenista bicampeão Olímpico (Londres 2012 e Rio 2016) Andy Murray é o 80º atleta do século.

A última tenista na lista é Venus Williams, número 1 do mundo por 11 semanas e dona de 7 títulos do Grand Slam, como 86º atleta.

O Brasil tem destaque na lista como 4º país com mais representantes na lista. Os Estados Unidos lidera o número de indicações com 56 atletas e é seguido pela Espanha com 5 atletas; Canadá e República Dominicana têm 4 atletas cada; O Brasil surge em quarto lugar ao lado de França e Japão com três atletas.

Os brasileiros na lista são todos do futebol. A maior jogadora de futebol da história, Marta, foi escolhida a 32ª melhor atleta do século. Ronaldo Nazário, o 'fenômeno' aparece como 87º, já Ronaldinho Gaúcho aparece como 94º.

O tênis é o quinto esporte que mais levou atletas à lista, atrás do basquete com 24 nomeados, basebol com 17, futebol com 15 e futebol americano com 12.

teninews.com.br
br.jooble.org