Foi divulgado em diferentes plataformas a carta convite do WTA 1000 de Miami, nos Estados Unidos, endereçada à romena Simona Halep, ex-número 1 do mundo, para a disputa do qualificatório do evento. Segundo a imprensa romena, Halep não decidiu se aceita.
Um dia após a divulgação oficial da Côrte Arbitral do Esporte (CAS) anunciar a aceitação de parte da tese de defesa de Halep no caso de doping, que tinha pena de 4 anos instituída pela Agência Internacional de Integridade no Tênis (ITIA), a diminuindo para uma pena de 9 meses, o diretor do Miami Open by Itaú, James Blake, enviou a Halep e sua equipe um convite, nos dispostos das regras do circuito profissional para que ela, atualmente sem ranking estabelecido possa retornar ao circuito jogando o qualificatório do evento, que começará no próximo dia 17 de março.
De acordo com a rede Antenna 3 da Romênia, Halep realmente recebeu o convite de Blake, mas ainda não decidiu se aceitará. A decisão, adianta o meio de comunicação, deverá ser tomada por Halep e sua equipe técnica.
Afastada do circuito desde outubro de 2022, após receber positivo a contraprova do teste antidoping realizado durante o US Open daquele ano, Halep já cumpriu a pena estabelecida pelo CAS e pode voltar ao circuito.
Com a perda dos pontos no ranking, a tenista de 32 anos, está sem posição do ranking e deve fazer seu retorno ao circuito competindo em torneios de menor nível ou em torneios maiores ao receber convite dos organizadores.
Apesar da carreira vitoriosa, com 24 títulos na elite do esporte, Halep nunca venceu o torneio em Miami.