Novak Djokovic, número dois do mundo e heptacampeão de Wimbledon, comentou, após a vitória de estreia no torneio ter se desconectado total após o recorde dos 23 Grand Slams conquistado em Roland Garros.
O sérvio foi para as ilhas dos Açores, em Portugal, e não tocou na raquete: "Não joguei tênis nos Açores. Fiz muitas caminhadas com a minha mulher, passei muito tempo de qualidade com ela. As ilhas são fantásticas, lindas, apesar de muito longe. A comida era fantástica, as as pessoas também, foram muito simpáticas. Foram ótimas férias, pois vivenciei muitas emoções durante a temporada de saibro, chegando ao clímax em Paris, então precisava me afastar de tudo e me isolar um pouco. Foi uma recuperação ativa, mas me senti mentalmente revigorado e carregado quando voltei. Nunca fez parte dos meus planos jogar nenhum torneio de grama se eu fosse longe em Roland Garros, é algo que não tenho feito nos últimos quatro anos. Joguei Queen's, em 2018, não joguei nenhum torneio anterior porque sempre achei que era melhor para usar uma semana extra de treino para me acostumar com os movimentos e detalhes do tênis de grama, não tive muito tempo para jogar algumas partidas, estava muito exausto física e emocionalmente, só precisava me reorganizar. Funcionou para mim nos últimos quatro anos, não há razão para pensar que poderia ser diferente agora. Eu me sinto ótimo agora."
Nole comentou a cena incomum da quadra molhada e paralisação de mais de uma hora mesmo com o teto retrátil fechado: "Conversamos sobre isso, sim. Eu estava em constante comunicação com o supervisor e com o árbitro, até o chefe do clube veio estar conosco. Eles ficaram um pouco confusos porque é algo que nunca experimentaram desde que o teto foi instalado. Normalmente leva de 10 a 20 minutos para o ar condicionado fazer seu trabalho e deixar a grama seca e pronta para jogar, foi o que aconteceu na quadra 1, vimos os jogadores voltarem 15 minutos depois e continuar jogando, mas não conseguimos . Pedro (Cachín) e eu queríamos sair e jogar. Saímos para a quadra para mostrar à torcida que queríamos jogar, que queríamos estar lá, mas havia muitas áreas na quadra que eram muito escorregadio, toquei na grama e a palma da mão estava completamente molhada.
Foi muito estranho ver que a situação não mudou por uma hora. Acho que eles estão monitorando e possivelmente o torneio explicará melhor esse problema. A grama é uma superfície muito sensível quando se trata de manutenção e a chuva pode ser um desafio significativo. Acho que tem a ver com algo que não sei e possivelmente não é uma pergunta para mim. Tivemos sorte que a chuva parou para que pudéssemos continuar jogando com o teto descoberto."
Ele derrotou em sets diretos o argentino Pedro Cachin na primeira rodada.