Depois de muitas reuniões e até discussões com tenistas, a Associação dos Tenis Profissionais anunciou nesta sexta grandes mudanças para o calendário de 2009.
O nome e pontuação das competições foi alterado. Os Masters Series serão trocados para "1000" e como o nome já diz, os campeões dessas competições receberão 1.000 pontos no ranking de entradas. O número de torneios será o mesmo, nove, com duas alterações. Shanghai entra no lugar de Hamburgo, extinto após muitas discussões com os tenistas, e Madrid trocará de data.
A série de torneios será: Indian Wells, Miami, Roma, Monte Carlo, Madri, Cincinnati, Canadá (Toronto e Montreal alternando datas), Shanghai e Paris. A Masters Cup passa a se chamar ATP Tour Finals e será jogada em Londres.
Abaixo desses torneios teremos mais duas categorias, com torneios de 500 e 250 pontos. Até agora 22 cidades aprovaram para ter eventos de 500.
Os torneios "1000" serão obrigatórios para os tenistas top que correm o risco de serem suspensos caso não joguem.
Os Grand Slams terão a pontuação maior, ainda não confirma pela ITF, mas o campeão deve levar 2.000 pontos.
Etienne de Villiers, presidente da ATP, declarou: "A turnê da ATP em 2009 é para a melhor performance dos jogadores nos melhores estádios. Agora criamos os torneios top que vão tornar nosso esporte um show".
Até 2011 seis dos nove eventos "1000" serão combinados, ou seja, homens e mulheres jogando nas mesmas semanas.
O calendário oficial de 2009 será divulgado em novembro de 2009 durante a Masters Cup de Shanghai.