O espanhol Rafael Nadal, número dois do mundo, jogou muito mal e precisou de muita raça para derrotar o australiano Alun Jones, convidado da organização e apenas número 123 do mundo. Mesmo inseguro em quadra, com bolas curtas e poucos winners (29 contra 39 do rival), Nadal conquistou o triunfo em quatro sets com 7/5 3/6 6/4 6/1 após 2h45min de partida.
Foi um set difícil para o espanhol que começou frio, levando um baile do australiano que estava bem na esquerda e abriu 4/1. Logo em seguida Nadal devolveu a quebra com dupla-falta do australiano e voltou a quebrar no 11o. game para fechar a set com um ace após 50 minutos.
Todos esperavam uma partida fácil para Nadal, mas o espanhol não foi bem neste segundo set. Ele começou atrás com quebra 4/1, teve que salvar outro break de Jones com bola na fita, mas não teve jeito, no nono game jones sacou bem e não deu chances para marcar 6/3 em 41 minutos.
Nadal conquistou a vitória neste set na raça. Ele permaneceu mal na partida, mas vibrou a cada ponto importante conquistado. O jogo começou bem para o espanhol que fez 2/0, mas rapidamente permitiu a reação do oponente. No sexto game quando o tenista de Mallorca teve 0/40, não converteu nenhuma chance. Na sequência Jones foi pra cima, conquistou a vantagem de 4/3 e saque, mas perdeu o saque duas vezes seguidas.
No quarto set Nadal veio embalado, conseguiu a primeira quebra com passada winner e marcou cinco games seguidos com duas quebras sobre um combalido adversário que errou muito. Depois só foi administrar o saque e fechar o jogo.
Na segunda rodada ele encara o o sérvio Janko Tipsarevic que bateu o americano Ryan Sweeting.