Em uma partida bastante disputada, James Blake dos EUA bateu seu compatriota ,Michael Russel, na primeira rodada do US Open nesta terça feira. Depois de ter perdido os últimos 3 encontros, o número 6 do mundo venceu em sets diretos com parciais de 7x6 (com 8/6) 6x3 e 7x6 (com 7/4) o tenista que quase venceu Guga nas oitavas de final de Roland Garros em 2001 e vai confirmando sua boa fase na temporada.
A primeira parcial foi bastante disputada e sem quebras de serviço. Apesar de ter tido algumas oportunidades, o campeão de New Haven na semana passada não conseguiu quebrar o saque de Russel. No tie break Blake chegou a ter 4x1, mas deixou seu compatriota encostar. Depois de muita trocas de pancadas de fundo de quadra e belas jogadas, o favoritismo do cabeça número 6 prevaleceu e ele conseguiu fechar com 8x6.
A segunda série, Russel saiu na frente com uma quebra de vantagem sobre o James Blake. Com muitas belas jogadas por parte de Blake, conseguiu voltar no set logo no game seguinte. O vice campeão do Masters Series de Cincinnati mostrou seu favoritismo e jogou de forma impecável, conseguindo mais uma vantagem pra cima do serviço de seu compatriota e fechando o set por 6x3.
Novamente muito equilíbrio no terceiro set. Os dois tenistas seguiram firmes e regulares do fundo de quadra, com muitas trocas de bola e belas jogadas por parte dos jogadores da casa. Com um lindo show de tênis, a parcial foi levada para o tie break, onde o segundo colocado no ranking do US Open Series (167pts), com apenas 3 pontos atrás de Roger Federer (170 pts), levou a melhor e liquidou a partida com 7/4, fazendo 3 sets a 0.
Avançando para a segunda rodada do US Open, o americano James Blake agora enfrentará o francês Fabrice Santoro que bateu o espanhol Albert Montanes por 3 sets a 1 e parciais de 6x1 6x7 (com 10/8) 6x2 6x1.