Gustavo Kuerten está confirmado na disputa da chave de duplas do US Open, o maior torneio de tênis do mundo e último Grand Slam da temporada, que começa nesta segunda-feira, em Nova York.
Número um do mundo por 43 semanas, entre os anos 2000 e 2001, e duas vezes quadrifinalista de simples no US Open, em 1999 e em 2001, Guga ganhou um convite da USTA para integrar a chave principal de duplas, ao lado do norte-americano Robby Ginepri.
“Estou muito feliz com esse wild card que a USTA me deu. Neste torneio eles praticamente só dão convites para tenistas americanos e entre tantos pedidos, me escolheram. Sempre gostei de jogar em Nova York, que é um lugar onde a torcida participa bastante dos jogos, tem uma atmosfera diferente e estou super empolgado para competir lá de novo,” disse Guga.
Esta será a primeira participação do tricampeão de Roland Garros em um torneio do Grand Slam, desde o US Open de 2005, em que ele alcançou a segunda rodada, na simples.
A estréia de Guga ao lado de Ginepri, com quem jogará junto pela primeira vez, ainda não tem data marcada, nem adversário definido. A chave ainda não foi divulgada e o primeiro jogo deve acontecer na quarta ou na quinta-feira.
Nas duplas, Guga já conquistou oito títulos na ATP, ao lado de três parceiros diferentes: Fernando Meligeni, Nicolas Lapentti e Donald Johnson. Na simples, Guga tem 20 troféus.
Nesta temporada o melhor resultado de Guga nas duplas foi a semifinal do ATP de Las Vegas, em que ele jogou com o paraguaio Ramon Delgado.
Convocado como quinto jogador para integrar o time do Brasil que enfrentará a Áustria, em Innsbruck, entre os dias 21 e 23 de setembro, valendo vaga no Grupo Mundial da Copa Davis, Guga espera usar o US Open também como preparação para o evento. “Vou treinar forte com o time, quero ajudar muito dentro da quadra também e jogar o US Open vai ser muito importante.”