Pela segunda vez na temporada, Júlio Silva, número 165 do ranking, bateu na trave e não conseguiu vaga na chave principal de um torneio Grand Slam. A exemplo do Australian Open onde ele perdeu na última rodada, o número 2 do país também foi batido nesta fase no US Open nesta sexta-feira diante do belga Steve Darcis, número 138 do mundo, por 6/3 6/7 (7/2) 6/2 após 2h05min de duelo.
Julinho teve um bom início e nos dois primeiros games de saque do adversário ameaçou desperdiçando uma chance de quebra. Mas, o paulista de Jundiaí bobeou, foi quebrado no quarto game, ficou em desvantagem de 4/1 e não conseguiu se recuperar até cair 6/3.
A segunda etapa foi muito equilibrado e ninguém obteve chances de quebra. Silva controlou bem o saque e foi oportunista no tie-break para conseguir duas mini-quebras e fechar por 7/6 (7/2).
A maior chance do brazuca em vencer a partida veio logo depois. No primeiro game de saque de Darcis, Julinho abriu 0/40, mas não aproveitou. Dois games depois o brasileiro perdeu mais uma oportunidade e daí em diante o belga sobrou para abrir 5/2 e voltar a quebrar para fechar em 6/2.
Com o resultado, nenhum tenista brasileiro vai disputar o último Grand Slam da temporada na chave de simples, repetindo o Australian Open e Wimbledon. Apenas Marcos Daniel jogou a chave em Roland Garros, mas durou apenas um set e meio, já que desistiu por lesão.
Esta é a primeira vez desde 1987 que não temos representantes em Nova York.