Tenistas de cinco países reúnem-se em Criciúma na disputa por pontos no ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais e pelos U$10 mil em premiação total oferecida pelo Future. Nesta terça-feira, dia 21 de agosto, a Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou a lista dos inscritos que entraram diretamente na chave principal do torneio. Com maioria brasileira, o destaque é o gaúcho Franco Ferreiro, de 23 anos, que ocupa a 266a posição do ranking mundial e é cabeça-de-chave número 1 da competição.
Além de Ferreiro, outros três brasileiros dominam o favoritismo da competição. Caio Zampieri, Lucas Engel e Leonardo Kirche são os cabeças-de-chave dois, três e quatro, respectivamente. Mais nove brasileiros participam da chave principal, dentre eles três representantes de Santa Catarina - Moacir Santos e Rafael Camilo, do Instituto Tênis, e Diego Matos, treinado pelo ex-profissional Márcio Carlsson. Tenistas da Argentina, França, Marrocos e Tunísia também estão entre os inscritos.
A chave é composta por 32 tenistas, sendo 18 que entram diretamente por ranking, 8 provenientes da fase classificatória, 4 wild cards e 2 vagas para special exempts (regra que dá direito a um jogador participar da chave principal de um torneio sem passar pelo qualifying por estar disputando a semifinal ou final de um torneio oficial de igual ou maior importância na semana anterior). Dos 4 wild cards, dois pertencem à Confederação Brasileira de Tênis, sendo 1 destinado ao campeão do CNIP, enquanto os outros dois são da Federação Catarinense de Tênis, cuja indicação deve ser divulgada ainda nesta semana.
O qualifying do Future acontece nos dias 1o e 2 de setembro, enquanto a chave principal tem início no dia 3, estendendo-se até o dia 9, nas quadras da Sociedade Recreativa Mampituba. Para assinar o qualifying é necessário estar no clube na sexta-feira, dia 31 de agosto, inscrevendo-se diretamente com o árbitro geral até as 18 horas. A fase classificatória será composta por 64 tenistas, sendo 8 wild cards, 2 deles distribuídos pelo CNIP.