As finais do Troféu Brasil de Tênis, que acontecem nos dias 8 e 9 de setembro no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, marcarão a história do tênis brasileiro. Além da iniciativa de reunir os quatro clubes finalistas do torneio, com a presença também dos principais jogadores do País em atividade, o Troféu Brasil de Tênis marcará o retorno do ídolo Jaime Oncins às competições. Grande destaque do tênis brasileiro na década de 90, Jaiminho defenderá o clube-sede, pelo qual iniciou sua carreira.
"Acho legal poder jogar de novo. Claro que não dá pra comparar meu nível atual com o de quando era profissional, mas eu sempre fui um jogador muito competitivo. Além disso, eu sempre me dei bem nas disputas por equipes", disse Oncins, lembrando as semifinais da Copa Davis de 1992.
Jaime Oncins teve a oportunidade de voltar a atuar em abril, na primeira fase do Troféu Brasil, mas sua equipe garantiu a classificação às finais antecipadamente, deixando seu retorno para mais tarde. Agora, ele tem a oportunidade de retornar ao tênis competitivo em casa, no clube que o lançou ao esporte."É a minha segunda casa, é o clube com o qual eu tenho indentificação, onde comecei a jogar", reconheceu.
Ele ainda falou sobre a importância da realização de um torneio interclubes no Brasil. "Todos os principais países do mundo têm competições interclubes. É uma competição à parte, porque os atletas têm a oportunidade de jogar um torneio diferente, por equipes, ao contrário do que enfrentam na maior parte do ano, além de fortalecer e criarem laços com os clubes que os criaram", disse Jaiminho.
A CBT e a CBC terão ainda na final desta edição do Troféu Brasil de Tênis uma reunião com o presidente da COSAT, Sérgio Elias, para discutir a possibilidade de ampliar o Troféu Brasil para outros países sul-americanos neste ano, em torneio-exibição, e de criar um torneio interclubes sul-americano, a ser disputado no ano que vem, com classificação para o Interclubes Europeu 2009.
As duas primeiras fases do torneio, disputadas em abril no clube Pinheiros e na semana seguinte no Graciosa Country Club (Curitiba), contaram com 10 equipes. Dessas, foram classificadas para a fase final as equipes do Clube Paineiras do Morumby (SP), que conquistou o melhor índice técnico, Esporte Clube Pinheiros(SP), Minas Tênis Clube(MG) e Itamirim Clube de Campo (SC).
Fonte: Imprensa CBT