O Brasil terá sete tenistas no masculino e feminino em busca de vencer três partidas para disputar a chave do US Open, último Grand Slam da temporada que distribui US$ 7,95 milhões em prêmios.
No masculino serão cinco representantes com destaque para Ricardo Mello. Atual número 3 do país e número 183 do mundo, Mello fez uma boa campanha nos eventos americanos de quadra rápida, semelhante a do US Open. Ele furou dois qualies e atingiu duas oitavas.
Mello busca repetir o feito de 2004 quando furou o quali. Ele entra em quadra por volta das 16h, fazendo o quarto jogo da quadra 12 que tem a programação começando às 12h. Seu adversário será o tcheco Lukas Rosol, número 256 do mundo e tenista que venceu dois futures na temporada e não passou das quartas em um challenger na Itália. A partida terá transmissão ao vivo do Tênis News ponto a ponto.
Thiago Alves, que nesta semana despencou para a posição 218, terá a missão de defender mais 50 pois furou o quali do ano passado e foi à 2a. rodada. O paulista enfrenta o argentino Brian Dabul, campeão em Belo Horizonte e Campos do Jordão, dois eventos challengers seguidos em quadra dura. Será o quarto jogo entre os dois e alves lidera 2 a 1 os confrontos.
O jogo também terá transmissão ao vivo do Tênis News e começa por volta das 12h30.
Jovem esperança do tênis nacional, Thomaz Bellucci, 247o., fará seu debut em qualies de Grand Slam contra o americano Jesse Witten, 244o. O americano não passou das quartas em quatro torneios médio porte enquanto que o brazuca de 19 anos é o destaque tendo atingido duas finais e feito outra semi. O jogo deve começar em horário simultâneo a partida de Alves.
Rogério Dutra Silva, 255o. enfrenta na estréia o americano Nikita Kryvonos, convidado da organização e apenas 466o. do mundo. Seu jogo será na quadra 10 e inicia por volta das 16h.
Para fechar no masculino, Júlio Silva, número 2 do Brasil e 165o., que furou o quali em Roland Garros no ano passado, terá dura missão diante do alemão Denis Gremelmayr, 162o. colocado e adepto das quadras rápidas. Ele joga por volta de 14h, na quadra 9.
No feminino teremos duas representantes. Nossa número 1, Jenifer Widjaja, 202o. do ranking, estréia apenas na quarta diante de Emmanuele Gagliardi. Maria Fernanda Alves, 222a. colocada, pega Su-Wei Hsieh, cabeça 18, por volta das 16h.