Evento simultâneo masculino e feminino, New Haven, no estado americano de Connecticut, marca a última semana de preparação em quadras rápidas para o US Open. Por isso, o torneio começa logo no domingo e termina um dia antes do habitual, em um sábado.
Neste ano a premiação será de US$ 675 mil e o campeão leva para casa US$ 84 mil mais 200 pontos no ranking de entradas da ATP.
Normalmente, este último evento não é jogado por grandes estrelas da ATP que já embarcam para Nova York visando a preparação do US open. Disputam apenas jogadores que tentam mais ritmo de jogo ou aqueles que querem somar pontos.
New Haven é um torneio novo do quadro da ATP e foi jogado pela primeira vez em 1990. Como grandes campeões tivemos o alemão Boris Becker, o sueco Stefan Edberg, o americano Andre Agassi e o russo Yevgeny Kafelnikov, este não gostava de descasar e estava em quadra a todo momento que podia.
Nikolay Davydenko, algo parecido neste sentido com Kafelnikov, retornará a New Haven buscando defender sua coroa e terá a companhia do americano James Blake, queridinho da torcida, e o espanhol Tommy Robredo.