A briga entre Roger Federer e Rafael Nadal pelo posto de número 1 no ranking de entradas esquenta a cada semana. Mesmo não conseguindo o título e caindo nas semifinais nesta semana no Masters Series de Montreal, o espanhol conseguiu apertar um pouco a briga.
Nadal somou ao 150 pontos (descartados 75 pelas oitavas em 2006) e viu Federer perder outros 150 (defendia o título no ano passado). Portanto, o lucro do vice-líder foi de 300. A vantagem de Federer agora já está um pouco acima dos 1,5 mil pontos, mais precisamente 1.535. Essa diferença é equivalente a um título de Grand Slam (1 mil ) e outro de Masters Series (500).
Nesta temporada, o prejuízo de Federer desde o dia 1o. de janeiro é de 1.230 pontos enquanto que o tenista de Mallorca somou 1.135 a mais do que possuía no primeiro dia do ano, ou seja, ele tirou 2,3 mil de vantagem.
A partir desta segunda-feira os dois voltam a jogar no importante Masters Series de Cincinnati. Desta vez, o suíço defende apenas 75 pontos pelas oitavas de final, enquanto que Nadal terá 125 a descartar pelo seu resultado final na competição, já que foi quadrifinalista no ano passado.
Na Corrida dos Campeões, Federer se deu melhor e diminuiu a desvantagem perante ao espanhol. Nadal somou 45 e passa a ter 981 enquanto que Federer fez 70 e agora tem 871, vantagem um pouco maior a um Masters Series que rende 100 pontos ao campeão. A tabela conta o desempenho na temporada onde o espanhol possui 6 títulos e um Grand Slam e Federer possui quatro troféus e dois Majors.