Sensacional! O sérvio Novak Djokovic, número 4 do mundo, derrotou neste domingo pela primeria vez o suíço Roger Federer e garantiu o título do Masters Series de Montreal. Djokovic precisou de 2h13min para derrubar o número 1 do mundo por 7/6 (7/2) 2/6 7/6 (7/3).
Federer tem o sonho de conquistar seu 50o. troféu na carreira adiado para a próxima semana onde inicia a disputa do Masters Series de Cincinnati nos Estados Unidos. O tenista da Basiléia perdeu apenas seu sexto jogo na temporada e segue na temporada com quatro campeonatos em sete finais disputadas.
Enquanto isso Djokovic vence pela vez Federer no quinto jogo e conquista seu sexto título na carreira, quarto do ano. Este é também o segundo Masters Series de Novak que venceu em Miami.
Sensacional virada de Djokovic na primeira etapa. Ele começou bem com 3/0 após muitos erros de Federer. Todavia, o suíço melhorou e passou a dominar na direita para empatar. O jogo seguiu equilibrado até o 11o. game quando o sérvio abriu 40/0 e deixou o Federer virar. O suíço quebrou fez 6/5 e sacou 40/0. Com três set-points e mais três na sequência, o tenista da Basiléia passou a errar muito na esquerda e deu chances para devolver a quebra em longo game. Djokovic empatou o jogo e foi muito melhor no tie-break para barir um a zero em 55 minutos.
Djokovic baixou o ritmo no 2o. set sobretudo no saque onde cedeu chances em três serviços. O sérvio salvou três breaks no quarto game e parecia que equilibraria, mas deu mais chances ao suíço que aproveitou e quebrou duas vezes seguidas para fazer 6/2 em 32 minutos.
Djokovic conseguiu uma quebra logo no primeiro game do terceiro set e se manteve firme até o 4/2 na frente. Todavia no sétimo game ele cometeu erros bobos e deu chance ao suíço que virou para 5/4. O jogo seguiu até o tie-break onde o sérvio novamente foi melhor e venceu com autoridade: 7/6 (7/3).