Após um início complicado, o suíço Roger Federer concretizou a vitória sobre o tcheco Radek Stepanek por 7/6 (8/6) 6/2 em 1h21min e se garantiu na decisão do Masters Series de Montreal (Canadá).
O número 1 do mundo teve trabalho no primeiro set onde não aproveitou três chances de quebra e precisou se salvar de um 0/40. O jogo foi ao tie-break e o suíço perdeu mais quatro três set-points até fechar com ótima devolução winner: 7/6 (8 a 6).
Na segunda parcial o tenista da Basiléia ganhou confiança e saiu quebrando logo no terceiro game. Ele abriu 3/1 e na sequência voltou a pressional um menos confiante oponente para marcar 5/1 e concretizar o triunfo com dois aces (totalizando 13 na partida): 6/2.Este foi o terceiro triunfo em quatro jogos de Federer contra Stepanek.
Federer alcança sua 19a. final de Masters Series na carreira onde tentará o 14o. título. Ele chega também à sua 65a. final e buscará a grande marca de 50 troféus.
Seu adversário será definido apenas nesta noite no duelo entre Rafael Nadal, número 2 do mundo, e o sérvio Novak Djokovic, atual quarto colocado.