O suíço Roger Federer, número 1 do mundo (Veja ranking Top 100), manteve sua hegemonia sobre Lleyton Hewitt, conquistou a décima vitória consecutiva sobre o australiano e garantiu vaga nas semifinais do Masters Series de Montreal. O triunfo de hoje foi com 6/3 6/4 após 1h25min de jogo.
A partida começou equilibrada com os dois tenistas confirmando o serviço. Federer perdeu duas chances no quarto game, mas não titubeou na terceira oportunidade para quebrar no sexto game jogando com bastante agressividade da linha de base. Com 4/2 atrás, Hewitt teve suas duas janelas para igualar, mas Federer sacou bem. O suíço fechou com 6/3 em 46 minutos.
No segundo set, o tenista Basiléia iniciou ainda mais forte e rapidamente abriu 2/0. Mas Hewitt não se deu por vencido e igualou as coisas, deslocando Federer de um lado a outro na quadra. Todavia, o australiano vacilou no sétimo game onde cometeu erros, incluindo uma dupla-falta e cedeu a quebra determinante. Federer manteve a vantagem e venceu 6/4.
Este foi o 19o. jogo entre os dois e a 12a. vitória de Roger que não perde para o rival desde 2003.
O suíço, atual campeão no Canadá (em Toronto pois a sede é alternada), enfrenta neste sábado o tcheco Radek Stepanek, 60o. do ranking, que bateu o russo Nikolay Davydenko em dois sets.
Federer lidera por 2 a 1 os confrontos e venceu a última jogada no saibro de Roma no ano passado.