Mesmo não jogando seu melhor tênis e com problemas na mão esquerda, o espanhol Rafael Nadal conseguiu se safar de situações complicadas e derrotou o francês Paul Henri Mathieu de virada com 3/6 6/3 6/2 em exaustivas 2h42min de partida e garantiu vaga nas quartas de final do Masters Series de Montreal, no Canadá.
Nadal começou mal o jogo, errando muitas bolas, sobretudo no forehand. Mathieu se aproveitou e adquiriu confiança e dominou os pontos com golpes firmes do fundo. Ele conseguiu a quebra no oitavo game após bobeada do espanhol e confirmou para fazer 6/3.
Na segunda parcial, o francês teve tudo para conquistar vantagem e seguir firme para a vitória. Nadal continuava errando e chegou a pedir a presença do médico para verificar um incomodo na mão esquerda. O terceiro game foi o maisl ongo do jogo e decisivo para a partida. Mathieu saiu com 15/40, cometeu dois erros e na sequência perdeu mais duas chances de quebra. Dois games depois, o francês teve duas outras oportunidades, mas não concretizou. No oitavo, o melhor tenista da temporada foi pra cima e conseguiu a quebra para devolver o placar.
O terceiro e decisivo set começou favorável à Rafa que quebrou e fez 1/0. Mas, Mathieu sobreviveu e igualou. Todavia, a partir do quinto game, o nível do francês baixou e Nadal aproveitou e passou por cima com quatro games seguidos: 6/2 e muita vibração.
O tenista de Manacor, campeão em 2005, enfrenta o canadense Frank Dancevic na fase quartas de final.