No dia em que completou 26 anos, o suíço Roger Federer, número 1 do mundo, não decepcionou e começou bem sua escalada rumo ao título no Canadá, com uma vitória difícil contra o croata Ivo Karlovic, por 7-6(2) e 7-6(3).
Com duração de 1 hora e 23 minutos de partida, o jogo teve um grande equilíbrio do começo ao fim, sem chances de quebras para ambos os tenistas nos dois sets bem disputados.
No set inicial, os dois tenistas foram muito regulares e não deram chances em seus serviços. Federer fez 1 ace contra 9 do forte sacador croata. No momento decisivo da partida, o suíço usou de sua experiência e habilidade para fechar o tie-break em 7-2.
O segundo set foi a repetição do primeiro, com muita regularidade de ambos os jogadores, sem quebras e com muitos aces de Karlovic, 34 do mundo. Foram 7 do croata contra 2 de Federer. Novamente, o set foi decidido no tie-break, Federer levou a melhor e fechou a partida em 7-6(2) e 7-6(3).
Na próxima partida já pelas oitavas de final, o suiço enfrenta o italiano Fabio Fognini que venceu o inglês Andy Murray, por 6-2 e 6-2.
Após o final do jogo, quando os tenistas se preparavam para sair da quadra, Federer foi presenteado por um garoto com um bolo, em homenagem ao seu 26º aniversário. O público aplaudiu de pé o jogador, que agradeceu a todos pela surpresa.
O Master Series de Montreal distribui mais de 2 milhões de dólares em prêmios e está sendo realizado em quadras rápidas.