O péssimo desempenho no torneio de Belo Horizonte na semana passada, onde os brasileiros não passaram das oitavas de final, refletiu em mais uma queda brusca de quase todos nossos principais tenistas no ranking da ATPdivulgado nesta segunda-feira. Destaque para as vertiginosas quedas de Thiago Alves e André Sá.
Até Flávio Saretta, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos, que não defendia pontos, caiu quatro posições e saiu do Top 140. Ele continua como nosso número 1 na posição 142 com 303 pontos.
Júlio Silva, finalista em Zagreb (Croácia) e Poznan (Polônia_, nesta temporada, não somou, mas foi único entre os 10 primeiros brazucas a subir, passando duas posições acima em 163o. Ele agora assume a inédita segunda posição do ranking nacional.
Ricardo Mello, que não somou nesta semana com a queda na estréia do ATP em Washington, perdeu nove e está em 180o., um a mais que Alves, que teve 45 pontos descartados pelo título em BH no ano passado - o paulista perdeu na segunda fase no evento deste ano.
Marcos Daniel, que não jogou nesta semana, continua como número 5 do Brasil em 212o., nove degraus abaixo da semana passada. Rogério Dutra silva assumiu o sexto posto, mas também perdeu 13 lugares e é o 248o., quatro posições a frente de Andre Ghem.
Outra queda preocupante foi a de André Sá. O mineiro não vem bem em simples há um bom tempo e nesta semana caiu 78 lugares, ocupando agora o modesto 349o. lugar, pouco para um tenista que já esteve entre os 60 melhores.