A final da Credicard Citi MasterCard Tennis Cup será brasileira. Pela primeira vez na história da competição, que é a maior feminina disputada no País, duas tenistas do Brasil decidirão o título, neste domingo, a partir das 13h, com entrada gratuita no Campos do Jordão Tênis Clube.
Medalhista de bronze no Pan do Rio, Teliana Pereira, de apenas 19 anos, que derrotou a atual campeã do torneio, a argentina Maria José Argeri, por 7/6(2) 6/2, enfrentará a vencedora do confronto entre Maria Fernanda Alves e Jenifer Widjaja, que estão jogando a segunda semifinal, neste momento.
Nascida em Pernambuco, de origem humilde e criada em Curitiba, onde começou a jogar tênis com o técnico francês Didier Rayon, que viu na dócil menina um potencial, quando ela ainda era pegadora de bolas em sua academia, Pereira chega a sua primeira final de torneios da série Challenger, com premiação total de U$ 25 mil, depois de uma fantástica virada sobre a favorita ao título. Argeri chegou a estar vencendo o primeiro set por 5/1, quando Teliana, apoiada pela torcida, iniciou a virada. Venceu seis games seguidos, fez 6/5 e a decisão do set foi para o tie-break, em que ela também começou perdendo. No segundo set, Argeri abriu 2/0, mas a brasileira, determinada e vibrando a cada ponto, virou o placar outra vez, fazendo mais seis games seguidos.
“Foi a vitória da raça, da superação. Não comecei jogando bem, estava sentindo a minha garganta e a rinite, mas eu sabia muito o que eu queria, que era chegar na final desse torneio, aqui no Brasil,” comemorou Teliana.
Atual 329ª colocada no ranking mundial, ela deverá melhorar bastante a sua posição. Se conquistar o título marcará 25 pontos na WTA e ganhará um cheque de U$ 3 mil. Se ficar com o vice, fará 17 pontos no ranking e levará o cheque de U$ 1,7 mil.
A adversária de Teliana Pereira será a catarinense Maria Fernanda Alves, bicampeã da Credicard Citi MasterCard Tennis Cup, tendo vencido o torneio em 2004 e 2005, que bateu a paulista Jenifer Widjaja, atual número um do Brasil, por 7/6 6/3.
A decisão entre duas brasileiras será histórica em Campos do Jordão. Desde a primeira edição do campeonato apenas Nanda Alves conquistou troféus para o Brasil. As holandesas Seda Noorlander e Jolanda Mens venceram, respectivamente, em 2001 e 2002, a portuguesa Frederica Piedada foi campeã em 2003, Nanda Alves ganhou o torneio em 2004 e 2005, e no ano passado o troféu ficou com a argentina Argeri.
Ainda neste sábado acontecerá a final de duplas, entre a também medalhista no Pan do Rio, Joana Cortez/Roxane Vaisemberg(BRA) e Letícia Sobral(BRA)/ Maria José Argeri(ARG).