X

Com Thomaz Koch, Festa de Natal do Tênis na Lagoa presenteia 160 crianças

Segunda, 13 de dezembro 2021 às 11:54:28 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Um sábado de sol, muitas brincadeiras e Papai Noel fizeram a festa das 160 crianças e adolescentes na Festa de Natal do projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges,  projeto social com 17 anos de existência.



Crédito: Paulo Marconi

Os alunos brincaram na quadra com a equipe do Estenda sua Mão , comeram lanche, se divertiram e receberam os presentes doados pelos padrinhos do projeto.

Thomaz Koch, uma das lendas do tênis brasileiro, é um deles desde o início e destacou a importância do projeto social e do retorno da celebração após as restrições da pandemia em 2020: "Alexandre Borges é a figura ímpar aqui, tiro o chapéu para ele, faz milagre aqui. Quem mais ganha , recebe...ver os olhos das crianças amarradonas. O ano passou, dia-a-dia, precisava ter festa pois foi muito legal para elas, que curtiram muito e são muito gratas por ter essa oportunidade de estar participando do projeto. Só de vir aqui, participar do projeto já melhora o futuro das crianças . Se puder jogar bem tênis, legal, mas de qualquer maneira viram cidadãos e cidadãs com letra maiúscula".


Thomaz distribuiu os presentes junto com Alexandre Borges, um dos coordenadores do projeto que foi o Papai Noel: "Foi um ano difícil , mas fechamos com chave de ouro ver a alegria dessas crianças e poder ter esperança que ano que vem será melhor, que essa doença se Deus quiser vá embora e possamos ter um ano totalmente normal. Em breve teremos o Rio Open, criançada poderá ir conhecer seus ídolos e conhecer mais do tênis ainda", disse Borges.


Sobre o Projeto Tênis na Lagoa

Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.

Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.

Hoje, mais de 160 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo.

Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Mais de 17 anos após o início das atividades, 4.000 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.


O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.


Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.

banner
banner