X

Torneio exibição de Beach Tennis celebra união Brasil-Itália através do esporte

Quinta, 02 de dezembro 2021 às 15:05:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Pela primeira vez na história, o tradicional evento Settimana Della Cucina Italiana nel Mondo, promovido anualmente pelo Consulado-geral da Itália do Rio de Janeiro incluiu o beach tennis em sua programação.



O esporte, que nasceu na Itália, se desenvolveu e cresceu no Brasil, consolida-se hoje como um dos principais símbolos da união ítalo brasileira e ganhou um charmoso campeonato amador nas areias de Ipanema.

No último fim de semana, 27 e 28 de novembro, na altura do Jardim de Alah, cerca de 200 atletas participaram de um torneio totalmente diferente. Além de disputar os troféus das categorias A, B, C, e mistas, os beachtennistas desfrutaram de um espaço gourmet para degustação de comidas e bebidas típicas da Itália, como a pizza napolitana, diferentes tipos de massas, sorvetes, vinhos, prossecco e Aperol Spritz. 

Segundo o Consul italiano Paolo Miraglia del Giudice a ideia de incluir o beach tennis nas comemorações da Settimana surgiu da observação dos jogos na Praia de Ipanema: “Ali tomei conhecimento da história desse esporte, seu grande potencial e atração.” Declarou ainda que ficou muito satisfeito o êxito alcançado pelo torneio. “Um esporte que simboliza a união e a amizade entre a Itália e o Brasil, povos que já tinham em comum a comida, a alegria e o amor pelo futebol. Temos a intenção de repetir ano que vem, fortalecendo a parceria com as Secretarias de Esporte do Estado e da Prefeitura.”

Foram homenageados o italiano Gian Luca Padovan que instalou a primeira quadra para aulas e a prática do beach tennis no Rio em 2008 e o empresário Antônio Carlos Lopes, primeiro patrocinador de atletas profissionais e que viabilizou a viagem da Seleção Brasileira em 2013 para o campeonato por equipes na Rússia. As crianças do projeto social CTN de Nilópolis, apoiado por Gian Luca fizeram uma apresentação. Prestigiaram o evento o Secretário de Esporte Lazer e Juventude do Estado, Gutemberg Fonseca e o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão.

Para encerrar o charmoso torneio, ambientado com as cores da Itália e do Brasil, foram convidados quatros atletas profissionais para disputar um inédito jogo de dupla mista ítalo carioca: os italianos Alessandro Cabucci e Flaminia Daina e os brasileiros Joana Cortez e Ralf Abreu.

A dupla veterana Calbucci e Cortez é responsável pelas maiores conquistas do esporte em seus países. Ele que foi número 1 do mundo por mais de seis anos consecutivos e Joana que foi a primeira atleta não italiana (entre homens e mulheres) a conquistar o posto mais alto do ranking mundial. Daina é um fenômeno da nova geração italiana de beach tennis. Aos 28 anos, foi número 1 do mundo, campeã mundial de equipes e duplas, campeã europeia e venceu a olimpíada de esportes de areia em Doha. Só em 2019 venceu 16 torneios ITF. Ralf Abreu é campeão pan-americano e um dos mais importantes atletas profissionais brasileiros.

O jogo foi emocionante! Os quatro atletas que muitas vezes são adversários em importantes torneios internacionais, são amigos fora de quadra e apostaram um spaguethi a carbonara preparado por quem perdesse. O placar foi 6-2 6-2 para a dupla Cortez/Calbucci, mas quem ganhou mesmo foi o público que teve a oportunidade de participar de um evento especial que uniu a gastronomia e o esporte para celebrar o amor e a união da Itália e do Brasil.

A organização geral do evento ficou a cargo da produtora Rioinventa que promete muitas novidades para o próximo ano.

 

banner
banner